December 17, 2004

Hit & Run Reviews: Iron Man #1


IRON MAN #1
Argumento de Warren Ellis
Arte de Adi Granov
Editado pela Marvel

Warren Ellis resolve então começar por recapitular uma vez mais a origem de Tony Stark e da sua armadura Iron Man. Como pretexto, Tony aceita ser entrevistado pelo documentarista John Pillinger que o confronta de forma aberta com o historial das Indústrias Stark no raramente humanitário mas sempre lucrativo negócio do armamento, fornecendo guerras onde quer que elas precisem de minas e bombas e coisas que matem as criancinhas e as mulheres e os idosos para a fotografia.

Ellis, futurista convicto que ele é, foi o argumentista escolhido pela Casa das Ideias para o reboot do vingador dourado. Tony Stark, visto por Ellis, recicla as suas características mais sofisticadas e adopta uma filosofia mais seca e realista em relação aos seus negócios. Ganha também uma nova secretária que, por agora, não passa de uma voz petulante no auricular, e inevitavelmente opta por um novo design para a sua armadura de Iron Man, que ele continua a utilizar para fins levemente zen.

Mas a história deste primeiro número passa também pela empresa Futurepharm, de onde uma misteriosa fórmula experimental chamada Extremis foi vendida clandestinamente a um grupo anarquista por um funcionário com tendências suicidas e sintomas clássicos de auto-comiseração galopante. Tony recebe um pedido de ajuda de Maya Hansen, designer médica às aranhas da Futurepharm, em nome da amizade recente entre eles e duma promessa feita em cima de umas poucas bebidas.

Na arte, temos Adi Granov, um puto novo, adepto das novas tecnologias que nos trouxeram a arte de formato digital. Poderá ser menos dinâmica, dirão uns, mais indicada para pin-ups e capas, mas agrada-me o resultado.

O casting da equipa criativa parece assim um pouco óbvio, e os temas já haviam sido abordados na década de oitenta, nos tempos do argumentista David Michelinie. Mas os diálogos sempre snappy de Ellis, a arte refrescante de Granov e um cliffhanger arrepiante acabam por tornar este primeiro número bem mais interessante que o Captain America #1.

Quote: “Hard to believe I used to be able to fit this into a suitcase.”

No comments: