December 11, 2004

Comics Hunter: Mission Stockholm

Howdy!

Depois de algum tempo ausente, eis-me de volta ao Blog com algo que já há algum tempo me tinha lembrado de fazer: um pequeno guia de lojas de Comics dentro e fora de Portugal, rubrica à qual dei o nome de Comics Hunter.

Uma das coisas que gosto de fazer quando estou fora de casa é procurar lojas de Comics. Em alguns paises é relativamente fácil encontrá-las, mas noutros é praticamente impossível, o que por vezes torna a "caçada" mais interessante.

Hoje trago-vos duas sugestões de lojas que encontrei em Estocolmo, Suécia.

À semelhança de Portugal, é possível encontrar BD de Super-Heróis editada na lingua local, em qualquer quiosque de jornais. Quando lá estive, há um par de semanas atrás, vi nas bancas o "Riot at Xavier's" de X-Men, e o Spider-man de Straczinsky, ainda desenhado pelo John Romita Jr. Mas e o tradicional Comic Book de 32 páginas, importado dos States ? Bem, isso foi muito mais dificil, e tive de procurar pelas lojas da especialidade.

Daquelas em que estive, destaco estas duas :

SCIENCE FICTION BOKHANDELN
Vasterlanggatan 48


Trata-se de uma loja enorme dedicada à Ficção Científica. Tem de tudo, desde DVDs a livros, jogos de tabuleiro e RPGs. No que diz respeito a BD, a maior parte do material é Manga' japonês. Comics americanos, apenas se encontram no formato Trade Paper Back, e existe também uma secção dedicada a albuns de BD europeus, principalmente franco-belgas. A selecção de filmes em DVD é muito boa e variada. De Anime existem vários titulos disponíveis, muitos deles importados dos Estados Unidos, e a metade do preço que se conseguem nas lojas de cá. Também têm uma boa colecção de DVDs de Series de TV, como o Mutant X, Babylon V, e por aí fora.
No que diz respeito a jogos, pode ver-se muita coisa de Lord of the Rings e Warhammer.

Aliás, em Estocolmo é rara a loja de jogos e ou brinquedos que não vende Warhammer. Já Heroclix ou Mage Knight, não encontrei em lado nenhum.

COMICS HEAVEN
St. Nygatan 23


Esta loja tem um nome um bocado enganador. É que à semelhança de todas as ditas lojas de Comics que vi em Estocolmo (esta foi a terceira), é muito dificil encontrar Comics recentes vindos dos Estados Unidos. A primeira coisa que salta à vista quando se entra numa loja destas é a desarrumação. Existem caixas por todo o lado na loja, com edições antigas de comics publicados na Suécia, comics importados, action figures espalhados por todo o lado, enfim, uma grande confusão. As lojas de Comics de Estocolmo são aquilo que cá em Portugal conhecemos como alfarrabistas. Têm muita coisa, mas a maior parte parece ser em segunda mão, e apenas com uma grande dose de paciência se consegue encontrar alguma coisa.

Ambas as lojas ficam situadas no centro histórico da cidade, Gamla Stan, e a uns 200 metros uma da outra, em ruas paralelas entre si. As bolas vermelhas indicam a localização das lojas, sendo a bola maior relativa à loja maior, a SFB.
Acaba por ser o melhor sitio para arranjar material made in USA mais recente, mas apenas em TPB. E mesmo em frente da loja há uma Coffee Shop muito agradável, onde se pode fugir do frio e folhear os livros acabados de comprar :-)


2 comments:

El Felino said...

Um verdadeiro serviço público!

Esta proposta (a la Milfhunter?) é uma ajuda preciosa para quando andamos "às aranhas" no indefinido mundo do estrangeiro.

Boas viagens e make my... comics map!

Passaporte said...

Howdy!

Fico satisfeito de que tenhas gostado desta iniciativa. Tal como os amigos do milfhunter, we aim to please :)

Vai estando atento a novas viagens do Comics Hunter.

Seeya,
Passaporte