December 31, 2004

Balanço de 2004 em The Beat

No blog sobre comics The Beat, Heidi MacDonald analisa com um refrescante bom-senso algumas das notícias e eventos que fizeram o ano de 2004. É uma revisão bastante completa de como decorreu o ano que hoje termina, do ponto de vista dos comics, e cuja leitura recomendo. Entre outras coisas, achei bastante interessante a seguinte chamada de atenção:

"Perhaps the problem with the LCS [local comics shop, as lojas de comics "de bairro"] is what I call the '10,000 dopes syndrome.'

I base the 10,000 dopes figure on the sales for POWERS when it switched from Image to Marvel. Same interior. Same creators. Same regular shipping schedule. But it sells 10,000 more of every issue.

Now you could say that Marvel has more reach in the market place. But in theory, Marvel and Image have exactly equal exposure to the LCS system. Certainly Brian Michael Bendis is a known and loved quantity.

So maybe retailers don't even look outside the little Marvel catalog that ships with Previews? Or they know that 10,000 readers think the name Marvel is so all powerful that it automatically makes a comic good? I don't know what it is, but whatever it is, it's bad news. Very bad news.
"

É realmente um sinal de que, quando um comic não vende, não basta apontar os dedos às editoras e aos consumidores. Parece que muitos dos donos das lojas de comics norte-americanas (felizmente acho que temos uma situação diferente aqui em Portugal) não fazem mais do que olhar para a editora de um comic quando chega a altura de o encomendar ou não...

1 comment:

Passaporte said...

Convenhamos também que o número de pessoas que sabe hoje quem é Brian Michael Bendis é um bocado maior, depois do seu trabalho em titulos mainstream como Ultimate Spiderman e Daredevil, do que na altura em que Powers começou a sair pela Image.