April 11, 2006

One Year Later...

"One Year Later" é o mais recente tema de fundo a correr o universo DC. Vários titulos da DC estão a sair já com este "carimbo" na capa, e a idéia é contar histórias que se passam Um Ano Depois dos acontecimentos de Infinite Crisis.

Não é um recontar de origens. Não é um mega crossover a atravessar o universo DC como foi/é Infinite Crisis. Antes pelo contrário, parece ser uma rampa de lançamento para boas novas histórias, sem grandes interligações entre titulos, excepto onde apropriado. O facto de se ter passado um ano sem saber o que aconteceu a estas personagens, é bem aproveitado de modo a fornecer um bom jumping on point para quem queira ler estas histórias, sem ter de se preocupar com o que aconteceu antes.

Claro que a DC pretende capitalizar contando o que se passou nesse ano, preenchendo a lacuna entre Infinite Crisis e One Year Later com uma maxi-serie chamada "52". Tudo bem. Quem quiser saber tudo, tem aí a sua oportunidade. Mas depois da confusão que foi/está a ser Infinite Crisis, One Year Later traz de volta uma simplicidade às histórias das personagens principais da DC da qual eu já tinha saudades. A DC parece tentar simplificar o seu universo com One Year Later. É um "back to basics" que a meu ver está a ser atingido com sucesso.
Aqui ficam os meus comentários a alguns dos titulos que já sairam sob a temática One Year Later...



Detective Comics #817 e Batman #651 - É um dos exemplos onde é apropriado juntar titulos para simplificar o papel da personagem Batman em One Year Later. Os dois titulos principais do morcego irão ver uma história de 8 partes - Face the Face - onde podemos assistir ao regresso do Batman a Gotham, depois de um ano ausente. Escrito por James Robinson com arte de Leonard Kirk (Detective Comics) e Don Kramer (Batman), esta história traz também de volta uma personagem carismática do universo Batman: o comissário James Gordon. Nos primeiros números podemos perceber que alguém anda a eliminar personagens da galeria de vilões do Batman. Ok, as vitimas não são nenhum Joker nem Pinguin, para já, mas pode-se perceber que há um serial-batvillain-killer à solta.É bom ver alguma consistência na escrita entre estes dois titulos, e mesmo a nivel de arte, está bastante bom. Há já algum tempo que não me interessava tanto por uma história do Batman.



Robin #148 - Um ano mais tarde...Robin encontra-se a lutar com um oponente que lhe está a levar a melhor. Ofuscado por uma luz forte, Robin consegue acertar no seu inimigo, e aparentemente de um modo fatal, pois este jaz morto no chão à sua frente quando Robin recupera a visão. Qual não é o espanto quando Robin consegue ver que estava a lutar com a ... Batgirl? Assim começa uma história em que Robin é tramado e acusado de homicidio, escrita por Adam Beechen (Justice League Unlimited), com desenhos de Karl Kerschl (Action Comics), a nova equipa criativa deste titulo. Na capa (de Ed McGuiness), podemos ver outra novidade do titulo: o novo uniforme de Robin. Bom ritmo, história interessante e que promete vir a consagrar a personagem Tim Drake como um digno sucessor do titulo de World's Greatest Detective que o Batman detém.



Nightwing #118 - E do novo Robin, para o Robin original. Um ano mais tarde, Dick Grayson encontra-se em Nova Iorque. É na Big Apple também que um vigilante de nome Nightwing luta contra o crime, de um modo bastante violento por sinal, chegando a matar alguns criminosos. Mas será que este Nightwing é o nosso conhecido ex-parceiro do Batman, ou será outro sujeito a querer tomar o seu lugar? Quem sabe, até é um outro ex-parceiro do Batman, um tal Jason Todd... Bruce Jones escreve, Joe Dodd desenha.






Superman #650 - Tal como em Detective Comics e Batman, os titulos Superman (ex-Adventures of Superman) e Action Comics também vão ter uma história em 8 partes (Up, Up and Away), onde iremos ser reapresentados ao Superman. Geoff Johns e Kurt Busiek são responsáveis por esta história, que tem desenhos de Pete Woods. Um ano após Infinite Crisis, vemos Clark Kent a funcionar a 100% como reporter, e a ter sucesso nessa função. Será que já não há Superman? E agora, quem vai lutar contra os supervilões que assolam Metropolis?






Green Arrow #60 - A nova fase do Green Arrow é desenhada por um novo artista neste titulo, Scott McDaniel. Na escrita continua Judd Winick, que nos irá contar as aventuras do novo mayor de Star City: Ollie Queen. Presidente da Câmara de dia, vigilante à noite. Qualquer semelhança com algum concelho portugues é pura coincidência :)









JSA #83 - E enquanto não chega a nova JLA, vou-me entretendo com a JSA, a equipa que junta várias gerações de heróis. Há já algum tempo que queria ler alguma coisa desta equipa - desde o especial JLA/JSA: Virtue and Vice, desenhado por Carlos Pacheco. Mas até agora não tinha encontrado uma boa altura, com arte que me agradasse, para me juntar à festa. Isso mudou com One Year Later, que traz para este titulo o artista Rags Morales (Identity Crisis). O argumentista é Paul Levitz, um criador habituado à JSA.

No comments: