March 3, 2005

Young Avengers # 1

youngavengers1

Depois dos acontecimentos de Avengers Disassembled, um grupo de adolescentes super-heróis claramente inspirado nos Avengers originais tem vindo a aparecer nas noticias. Mas quem são estes jovens e que direito têm eles de se chamarem Young Avengers ?

Esta nova série marca a estreia de mais um argumentista que a Marvel foi buscar a outro tipo de Media. Desta vez trata-se de Allan Heinberg, argumentista de séries de TV como Sex and the City, Party of Five, e The O.C..

Engana-se quem possa pensar que esta série é a resposta da Marvel aos Teen Titans da DC. A principal diferença é que na DC, é normal os super-heróis terem sidekicks, e os Teen Titans originais foram formados simplesmente reunindo os jovens aliados desses heróis. Na Marvel, o conceito de sidekick não é comum, e colocando-nos no universo marvel em si, podemos perceber que a morte de Bucky, o sidekick do Captain America na altura da Segunda Guerra Mundial, é algo que desencorajou outros heróis a fazerem-se acompanhar por adolescentes na linha da
frente.

O complexo de Bucky, chamemos-lhe assim, é algo que parece querer ser retratado nesta nova série, que promete chocar e surpreender. A escrita de Heinberg é bastante dinamica, os diálogos são vivos e interessantes. No primeiro número, começamos a conhecer um pouco estes novos heróis, e inevitavelmente começamos a desenvolver teorias de quem serão. Eu tenho já uma para o Patriot, a personagem que faz lembrar o Captain America, mas não vou revelar nada para não estragar.

A arte está a cargo de Jim Cheung, alguém habituado a desenhar jovens. Os seus trabalhos mais conhecidos até ao momento são X-Force, para a Marvel, e Scion, para a Crossgen. O ambiente de Young Guns pareceu-me mais sombrio que o de X-Force, mas talvez isso se deva aos arte-finalistas e coloração do titulo. O estilo de Cheung é um estilo leve, com algumas influências orientais mais no que diz respeito aos rostos, pormenorizado qb em ambientes (sem exageros) e com bom storytelling.

Devo confessar que não estava a pensar acompanhar esta série, mas o primeiro número deixou-me com o mesmo nivel de satisfação, curiosidade e surpresa com que fiquei quando li o primeiro Thunderbolts, há uns anos atrás. Ou seja, nunca mais chega o #2 ?

No comments: