February 15, 2005

Blastmagazine

blastm0

Decorreu na sexta-feira passada, no café-teatro Santiago Alquimista, o lançamento do número 0 da Blastmagazine, uma revista em formato comic, a preto e branco, na qual participam vários jovens autores universitários.

Trata-se de um projecto inovador - é a primeira comics magazine de âmbito nacional, editada no contexto universitário - e conta com os apoios da Reitoria e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, da Associação de Estudantes de Artes Plásticas e Design, da Escolar Editora e da Devir.

A organização da festa de lançamento esteve a cargo do Blast - Núcleo de BD e Animação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e contou com a colaboração do Geraldes Lino, a quem tenho de agradecer o convite, e o facto de me ter dado a conhecer este projecto.

Vale a pena procurar por esta revista, que penso irá estar à venda nos sitios onde se costumam comprar comics (entre os quais Devir, BDMania, Kingpin-of-Comics). Em particular, fiquei impressionado com a qualidade do desenho de Ricardo Cabral, numa história futurista da qual espero ver uma continuação em breve. É também ele o autor da capa da revista, que podemos ver na imagem acima.

Segundo um artigo do Geraldes Lino que foi publicado num jornal universitário, o próximo número da Blastmagazine sairá em Junho, e a partir dessa altura passará a trimestral.

2 comments:

Anonymous said...

Vi no Bairro Alto os cartazes da festa e fiquei bem impressionado pelo desenho da capa. Quando (e se) vir a revista à venda não me escapa...

Passaporte said...

A unica coisa que nao gostei muito no formato da revista, foi ter poucas páginas de cada história. Não me lembro bem, mas acho que são umas 4 páginas por história.

Talvez tenha sido por ser a edição inaugural. Algo parecido com o que já vi ser feito pela Vertigo, e pela Wildstorm recentemente. Um pequeno preview de cada história, ou uma história mais curta.