February 9, 2006

Humberto Ramos em Wolverine

Depois de House of M, Logan recuperou totalmente a memória. Mas isso acabou por lhe trazer mais perguntas do que respostas, facto que o faz andar agora numa autêntica volta ao mundo (do Japão ao Canadá) à procura de solução para as mesmas. Daniel Way, Javier Saltares e Mark Texeira estão a fazer um bom trabalho em Wolverine, na actual história "Origins & Endings".



Mas pelos vistos só vão fazer essa história, uma vez que a Marvel já anunciou a nova equipa criativa de Wolverine. A partir do #42, Marc Guggenheim será o responsável pelo argumento, enquanto que a arte estará a cargo de Humberto Ramos.

Já falo do Marc. Para já, vamos à arte.

Eu sou mais adepto de arte realista do que de arte cartoony. No entanto, há algo na arte do Humberto Ramos que me agrada muito. Talvez seja o detalhe que ele põe nos cenários. Talvez seja a composição e storytelling das páginas. Talvez seja o "mood" que ele consegue transmitir nas personagens, mesmo com os exageros anatomicos tipicos de uma arte mais próxima do cartoon. Ou talvez seja tudo isto à mistura. Seja como for, gosto muito da arte do Humberto Ramos, e sei que vou já ficar a contar os meses até chegar cá o primeiro número feito por esta equipa. Por enquanto, posso satisfazer a curiosidade do que aí vem no site da Newsarama, onde está uma entrevista ao Guggenheim muito bem acompanhada de algumas páginas do Ramos.

Não me lembro de já ter visto alguma vez o Humberto Ramos a desenhar o Wolverine. Pelos previews, parece-me que o estilo do Humberto Ramos irá ser parecido ao que Jeff Matsuda usou há anos atrás, neste mesmo titulo. Mas com a vantagem de Ramos ser muito mais completo que Matsuda, pelo menos no que diz respeito a backgrounds. A ver vamos que tal se vai dar com esta personagem. De uma coisa tenho a certeza: olhos maiores ou menores, maxilares exagerados ou não, o Wolverine de Humberto Ramos irá concerteza ser uma "force of nature" a respeitar.

Quanto ao argumento, tanto quanto sei a primeira storyline irá coincidir com a Civil War da Marvel, pelo que deve estar de algum modo relacionado. O argumentista, Marc Guggenheim, já fez alguns pequenos trabalhos na área dos comics, em Aquaman e Punisher. Mas é mais conhecido como argumentista de séries de TV como "The Practice" e "Law & Order", ambas passadas num mundo que lhe é familiar, uma vez que ele próprio é advogado. Colaborou também com a Microsoft no script do jogo "Perfect Dark Zero", para a Xbox 360.

2 comments:

El Felino said...

Quando vejo um título como "Humberto Ramos em Wolverine" só me vem à ideia um facto: "Joe Quesada na Marvel"! Nunca se sabe o que pode acontecer, mas sabe-se sempre que vai ser um sonho de fã tornado realidade.

Grande abraço!

Subito said...

exagerado esse comentario do el gordo, o quesada erra muito a mão sim, e como sabemos o Ramos n fez um trabalho tão maravilhoso assim. Wolverine n combina com esse estilo