A Marvel já anunciou quem irá substituir Brian K Vaughan e Adrian Alphona no titulo Runaways. Trata-se da dupla Joss Whedon e Michael Ryan.
Runaways tem, aos poucos, vindo a estabelecer-se quase como um titulo de culto. Aos fãs leais deste titulo vão agora juntar-se os leais seguidores de Whedon, um especialista em obras de ficção de culto como Buffy, the Vampire Slayer e Firefly. Em termos de história, penso que não se vai notar muita diferença. Whedon e Vaughan são escritores com um estilo parecido, actual e dinâmico, cheio de referências a elementos da cultura pop. Contemporânea e não só.
Quanto à arte, Ryan é bem distinto de Alphona. Pode-se dizer que Ryan está mais perto do estilo mais comum dos comics de super-heróis, algo que Alphona não tinha e que de algum modo ajudou este titulo a ganhar alguma notoriedade e aprovação da critica. Algo que também não joga muito a seu favor, é o facto de ser habitual o recurso a fill-in artists. Pelo menos isso já aconteceu em New Excalibur, um titulo que ainda só vai na dezena de números. Consistência na escrita e arte é algo que ajuda a cimentar relações entre um titulo e o seu público alvo.
Seja como for, a saída dos criadores iniciais da série - Vaughan e Alphona - seria sempre algo dificil de contornar. Com Whedon como timoneiro pode ser que a série ainda se aguente bem, e a arte de Michael Ryan é juvenil que baste para se adequar a estas personagens. Não é o Stefano Caselli, é certo, mas podia ser muito pior.
New Excalibur - Michael Ryan
Runaways - Adrian Alphona
September 14, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment