![](http://photos1.blogger.com/blogger/1609/599/400/spidermanbirthday.1.jpg)
E não é que ontem, dia 12, fez 2 anos que coloquei este blog na net? O tempo passa mesmo a correr...
Welcome to LerComics, a blog dedicated to something I really enjoy: Comics.
E não é que ontem, dia 12, fez 2 anos que coloquei este blog na net? O tempo passa mesmo a correr...
Viena, cidade magnifica conhecida pelos seus palácios, jardins e monumentos. Na imagem acima podemos ver a deusa Athena, à frente do Parlamento. Excelente setting para um futuro filme da Wonder Woman, não acham ?
Não é dificil encontrar banda desenhada norte-americana em qualquer quiosque de revistas da capital da Austria, mas apenas edições em alemão. Titulos como Die Ultimativen X-Men, por exemplo. Mas existem também lojas especializadas onde se consegue encontrar comics importados dos Estados Unidos, trade paperbacks, action figures e o merchandising do costume.
Aqui fica um par de exemplos de lojas dessas, que vale a pena visitar.
Comic Treff
Barnabitengasse 12, A-1060 Wien
A loja que mais gostei foi, por coincidência, a última a que fui. Fica bem localizada, perto do centro de Viena e junto a uma avenida com muito comércio, a MariahilferStrasse. Nesta loja têm comics muito recentes, acabados de sair nos Estados Unidos. Para terem uma idéia, foi aqui que comprei o Civil War #1, no dia 9 de Maio, menos de uma semana depois de ter saído nos Estados Unidos (dia 3). A loja é grande, espaçosa, e bem organizada. É fácil de encontrar o que se procura, quer sejam comics recentes, back issues ou tpbs. O pessoal da loja é muito simpático, prestável, e vê-se que conhecem bem o material que têm à venda, quer o editado na europa quer o importado. Têm também uma boa selecção de DVDs de animação, japoneses e não só. Há tempos falei aqui no blog do filme Ultimate Avengers, que ia sair. Pois bem, também foi nesta loja que o consegui arranjar. Se estivesse de novo em Viena e só tivesse tempo para ir a uma loja, era à Comic Treff que ia.
Runch! Comics & Toys
Burggasse 62, A-1070 Wien
Não muito longe do centro, esta loja destaca-se principalmente pela quantidade incrivel de action figures e merchandising que tem. É também possível encontrar comics importados aqui, mas é mais dificil arranjar novidades. Em termos de organização é bem pior que a anterior. Comics mais recentes estão junto a números mais antigos, há bonecos por todo o lado, e tem uma secção de back issues a preços da chuva, mas de dificil acesso. Isto porque são muitos, e estão enfiados à sorte naquelas caixas tipicas de back issues impossiveis de consultar sem retirar os livros um a um. A loja mudou recentemente para a morada que indico, pelo que cuidado com a morada que obtêm caso façam uma pesquisa na net.
E agora, algo completamente diferente....
Damage Unlimited
Mariahilfer Str. 23-25, Eingang Theobaldgasse 20, A-1060 Wien
Esta não é uma loja de comics, mas sim uma loja de jogos de estratégia. Aqui podem encontrar jogos de todo o tipo: estratégia, tabuleiro, miniaturas, cartas, rpgs, jogos de pc e consolas, e ainda um verdadeiro pronto a vestir de fardas de soldados da idade média, máscaras de ogres, de trolls, espadas, machados, etc. Apesar de toda a variedade de jogos que oferece, a loja está muito bem organizada, é fácil encontrar o que se procura. É a primeira loja do género que visito onde se nota que houve trabalho de decoração de interiores, não só no sentido estético do termo mas sim, e principalmente, no modo como o mobiliário facilita a arrumação e permite facilmente alcançar o material exposto. Desde módulos de gavetas em bases rotativas para guardar, por exemplo, expansões antigas de Munchkin, até prateleiras fechadas de vidro assentes em calhas deslizantes onde expõem figuras de warhammer, heroclix, e outros jogos de miniaturas. E, com o simples deslizar das prateleiras, facilmente se alcançam os boosters e starters que se encontram na parte de trás. Têm versões dos jogos de que dispõem em alemão e inglês. Imperdível, para qualquer aficionado a jogos. E, tem a vantagem de estar mesmo ao lado de um Starbucks da MariahilferStrasse.... Ah, que saudades de um bom Mocca Frappuccino...
"K" é escrito por Hicks Crisse, desenhado por Humberto Ramos e arte-finalizado por Carlos Cuevas, que também trabalha com o autor em Wolverine. A cor está entregue a Leonardo Olea. Irá sair um album por ano, durante 3 anos.
Quem sabe isto não venha a ser um incentivo para que este autor seja convidado a um dos próximos eventos de Banda Desenhada do nosso país... Era bem bom.
Tal como Humberto Ramos, também outros autores de comics americanos têm trabalhos agendados para a editora francesa. Podem saber mais sobre estes aqui :
No fim de semana passado teve lugar mais uma Wondercon, em San Francisco. Aqui ficam alguns comentários a novidades e curiosidades que aconteceram por lá. Infelizmente, desta vez só sei o que se passou pela net :-( , mas é melhor que nada.
Frank Miller anunciou que já arte-finalizou 120 páginas de uma graphic novel original de 200 páginas do Batman, chamada "Holy Terror, Batman!". Segundo palavras do autor, o livro é nem mais nem menos que "uma peça de propaganda na qual o Batman dá uma abada à al-Qaeda". "O Superman deu um murro ao Hitler, assim como o Captain America," disse Miller. "Parece um bocado parvo o Batman andar atrás do Riddler, quando existe a al-Qaeda." A ver vamos se esta graphic novel não vai trazer problemas ao autor. Espero que não, mas nos tempos que correm, nunca se sabe.
Grant Morrison e Jim Lee vão colaborar numa nova série bi-mensal de Wildcats, que terá inicio em Agosto. Com Wildcats, Morrison disse que irá procurar contar histórias adultas de superheróis. Não necessariamente com conteúdos adultos explicitos, mas sim com idéias e motivações adultas. Também disse que tem intenção de recuperar algum do exibicionismo excessivo da Image dos anos 90. Disse que quer ver gente bonita a fazer coisas espantosas. Estou curioso de ver a reacção dos fãs de Morrison a esta tendência, e se de repente a Image dos anos 90 vai deixar de ter a conotação acentuadamente negativa que é costume ver esses fãs expressarem.
Para além de Wildcats, Grant Morrison irá também tomar conta de outro grupo da Wildstorm: The Authority. Nesta nova série, também bi-mensal que irá começar em Setembro, Morrison irá contar com a arte de Gene Ha, um artista que tanto quanto sei será mais "simpático" para os apreciadores de Morrison que o Jim Lee. Eu gosto muito de ambos, pelo que não me posso mesmo queixar. Os planos de Morrison para Authority consistem em devolver ao grupo o papel de potencia que parece ter vindo a perder.
Gen13 regressa em Setembro, com Gail Simone e Talent Caldwell. Segundo o editor Scott Dunbier, Simone trata muito bem personagens adolescentes, e traz à série muito sentido de humor. Mas ele também não ia dizer o contrário, certo ? Esta nova fase da vida do grupo de adolescentes mais conhecido da Wildstorm será desenhada pelo Talent Caldwell, o artista cujo estilo se confunde facilmente com o de Michael Turner.
Grant Morrison foi anunciado como o próximo argumentista do titulo Batman, depois da história de 8 partes que James Robinson irá contar em Batman e Detective Comics, com inicio em Março. Rumores apontam para um dos irmãos Kubert como o artista que irá acompanhar Morrison. Este Morrison está em todo o lado.
Brad Meltzer e Ed Benes serão os autores do novo titulo da Justice League of America que irá ser lançado em Agosto. É o regresso do escritor a estas personagens, depois do sucesso que foi a
mini-série Identity Crisis.
"52", a maxi-série de 52 números que se segue a Infinite Crisis, irá reestabelecer o universo DC como um universo coeso, relacionando personagens e eventos. Os artistas desta série serão muitos, mas as principais cabeças por trás de toda a história serão Geoff Johns, Mark Waid, Greg Rucka e Grant Morrison.
Como de costume, a Marvel esteve um pouco apagada nesta Wondercon, pelo menos no que diz respeito a noticias. Para além de anunciarem o contrato de exclusividade de Peter David por 3 anos, pouco mais fizeram que dar a conhecer novas imagens do terceiro filme de X-Men.
500 sortudos ganharam posters do novo filme X-Men: The Last Stand. O poster do filme apresenta Hugh Jackman, Famke Janssen, Halle Berry e Anna Paquin de volta às personagens Wolverine, Phoenix, Storm e Rogue. Mas o grande entusiasmo do publico foi para as novas personagens do filme, Beast e Angel, representados pelos actores Kelsey Grammer e Ben Foster.
Não me lembro de já ter visto alguma vez o Humberto Ramos a desenhar o Wolverine. Pelos previews, parece-me que o estilo do Humberto Ramos irá ser parecido ao que Jeff Matsuda usou há anos atrás, neste mesmo titulo. Mas com a vantagem de Ramos ser muito mais completo que Matsuda, pelo menos no que diz respeito a backgrounds. A ver vamos que tal se vai dar com esta personagem. De uma coisa tenho a certeza: olhos maiores ou menores, maxilares exagerados ou não, o Wolverine de Humberto Ramos irá concerteza ser uma "force of nature" a respeitar.
Quanto ao argumento, tanto quanto sei a primeira storyline irá coincidir com a Civil War da Marvel, pelo que deve estar de algum modo relacionado. O argumentista, Marc Guggenheim, já fez alguns pequenos trabalhos na área dos comics, em Aquaman e Punisher. Mas é mais conhecido como argumentista de séries de TV como "The Practice" e "Law & Order", ambas passadas num mundo que lhe é familiar, uma vez que ele próprio é advogado. Colaborou também com a Microsoft no script do jogo "Perfect Dark Zero", para a Xbox 360.
Na imagem podemos ver isso mesmo: Ultimate Magneto, Wolverine, Cyclops e Bishop com os fatos actuais. O clássico do Wolverine é o fato castanho, enquanto que o de Cyclops é o da altura
Claremont/Byrne. Muito porreiro, para os fanáticos como eu.
O facto de se poder usar muitas personagens torna o jogo muito variado, pois cada personagem tem um leque de poderes muito próprio, e todos estão muito bem caracterizados. Desde os relampagos e ciclones feitos pela Storm à telecinesia da Jean Grey; o teletransporte do Nightcrawler; os raios opticos do Cyclops; o ice sliding do Iceman; as cartas explosivas do
Gambit; as valentes cargas do Juggernaut que destroem tudo por onde passa; o fogo do Sunfire; está tudo muito bem representado, incluindo o lendário "fastball special" protagonizado pelo Colossus e Wolverine.
Os mais criticos dirão: "E depois? O primeiro jogo já tinha tudo isso. Este aqui é mais do mesmo?" A resposta é: em parte sim, mas com uma nova história para seguir, novas personagens e poderes para usar e novos desafios para vencer.
E que desafios. De entre os "bosses" de nível que já tive de enfrentar, contam-se nomes como Grizzly (ex-parceiro do Cable e Domino no Six-pack), Mikhail Rasputin (osso bem duro de roer), Sauron, Holocaust, Sugar-Man (nasty tongue) e Lady Deathstrike (ver imagem seguinte).
Outro pormenor interessante são os diálogos. O actor Patrick Stewart, que interpreta o Professor X no cinema, empresta também aqui a sua voz a essa personagem. Os restantes nomes - tirando Lou Diamond Phillips que faz a voz do Forge - não conheço. Mas posso dizer que se adequam aquilo que tinha em mente para cada personagem, principalmente no que diz respeito aos sotaques de tipos como o Colossus, Nightcrawler, Gambit, Rogue, Moira MacTaggert, etc etc.