October 13, 2006

Oops...a LerComics fez 2 anos.



E não é que ontem, dia 12, fez 2 anos que coloquei este blog na net? O tempo passa mesmo a correr...

Comics Hunter: Mission New York

A primeira vez que fui a Nova Iorque, esperava encontrar comics à venda em todos os quiosques de jornais e revistas. Depressa percebi que não era bem assim, e que teria de procurar lojas especializadas se queria comprar comics naquela que é, sem dúvida, a cidade mais retratada no mundo dos comics americanos.



Ao passear pelas ruas de Manhattan, é dificil não ficar de boca aberta a olhar para cima, observando aqueles prédios recortarem o céu, criando imagens tão familiares de uma paisagem urbana que nos habituámos a ver nos comics e no cinema. É fácil de perceber a inspiração que tal cenário dá aos criadores de comics que trabalham nesta cidade. A todo o momento estamos à espera de vislumbrar um tipo vestido de vermelho e azul balancear-se entre os prédios. Ou ainda vermos de relance um fulano vestido de vermelho desaparecer por trás de um reservatório de água no cimo de um dos edificios de Hell's Kitchen.

Mas voltando às lojas, apesar de não se encontrarem por todo o lado, Nova Iorque tem uma grande variedade, sendo apenas necessário saber onde procurar. Aqui ficam algumas que visitei, no centro de Manhattan:



MIDTOWN COMICS TIMES SQUARE
200 W 40th StNew York, NY 10018-1505, US
http://www.midtowncomics.com

Quem é que já leu comics e nunca viu um anúncio desta loja? Situada bem perto de Times Square, a Midtown Comics é aquela loja a que têm de ir, caso apenas tenham tempo para ir a uma. Com dois andares de loja, aqui podem encontrar de tudo, desde comics recentes a trade paperbacks, back issues, action figures, estatuetas, filmes e muito mais merchandising.

A loja faz esquina entre a 40th Street e a 7th Avenue, e parece fácil de encontrar graças ao painel publicitário do Spider-man, no exterior do edificio. Seria mais fácil se nesta rua não existissem centenas de painéis publicitários, como é comum nesta parte da cidade. Depois de descobrir o prédio, há que encontrar a entrada. A alguns metros da esquina da rua, no lado da 7th Av, depois de passar por outras lojas, encontramos uma porta estreita que dá para uma escadaria que leva ao 1o andar, onde se situa a entrada da loja.



No primeiro andar da loja, existe uma parede dedicada aos comics recentes (lado esquerdo da imagem, mas direito de quem entra), e muitas estantes com livros e tradepaperbacks. Um pormenor que achei curioso, e que na imagem se pode ver, é a existência de uma linha amarela e preta no chão, paralela à parede das novidades. Na linha pode ler-se algo como "stand behind this line". O objectivo desta medida é evitar que o pessoal fique a consultar os livros colado às novidades, permitindo assim que outros clientes tenham fácil acesso aos mesmos livros, mesmo com a loja cheia.



No 2o andar da loja, encontram-se os back issues e a maior parte do merchandising, estatuetas e figuras. Se bem me lembro, a loja tinha também expostas algumas peças de memorabilia, estilo Hard Rock Cafe. Peças como o escudo do Captain America, ou o martelo do Thor. Mas é possível que algumas destas peças entretanto tenham mudado de sítio, uma vez que a Midtown Comics abriu também uma outra loja no lado Este de Manhattan, perto da Grand Central Terminal e do Chrysler Building. Ora aí está uma loja que da próxima vez não posso deixar de visitar.



JIM HANLEY'S UNIVERSE - MANHATTAN
4 W 33rd StNew York, NY 10001-3302, US
http://www.jhuniverse.com/

Bem perto do Empire State Building, encontra-se a loja Jim Hanley's Universe. Esta loja só tem um andar, mas o espaço é bem grande, e o modo como está exposto o material facilita a consulta. Como se pode ver pela foto, existem várias estantes ao longo da loja. Os comics estão expostos de um lado e do outro das estantes, organizados por editoras e por ordem alfabética. As paredes da loja estão decoradas com t-shirts e posters. T-shirts é algo que não falta aqui, existindo mesmo uma área dedicada no fundo da loja. O corredor mais à esquerda, de quem entra, é dedicado a action figures e merchandising variado. Logo à entrada existem dispositores com estatuetas, algo comum de encontrar nestas lojas de comics.

Os TPBs encontram-se também nas estantes no centro da loja. A exposição de livros e comics torna esta loja uma bom sítio para comprar livros dos quais não iamos à procura, mas que ao passear pelos corredores nos saltaram à vista. Por outro lado, com esta disposição torna-se mais dificil separar as novidades do resto do material.



COSMIC COMICS
10 E 23rd StNew York, NY 10010-4402, US
http://www.cosmiccomics.com

Continuando em direcção a sul, perto do Madison Square Park - não confundir com o edificio Madison Square Garden, palco de grandes jogos da NBA, concertos e outros eventos - encontra-se a loja Cosmic Comics na 23rd Street. Mais modesta que as lojas anteriores, é ainda assim uma boa loja para visitar, pois dispõe de uma boa colecção de back issues. Segundo um amigo meu, é também nesta loja que se encontra a vendedora de comics mais bonita que ele alguma vez viu. Mas no dia em que visitei esta loja ela devia estar de folga, pois por trás do balcão estavam os "clerks" do costume. :)

E por hoje é tudo. Falta apenas dizer que algumas destas lojas apostam forte em publicidade, incluindo folhetos promocionais e cupões de desconto que se conseguem encontrar nos Hóteis e postos de turismo. Nada mau, hem?