September 14, 2006

Nova equipa de Runaways

A Marvel já anunciou quem irá substituir Brian K Vaughan e Adrian Alphona no titulo Runaways. Trata-se da dupla Joss Whedon e Michael Ryan.

Runaways tem, aos poucos, vindo a estabelecer-se quase como um titulo de culto. Aos fãs leais deste titulo vão agora juntar-se os leais seguidores de Whedon, um especialista em obras de ficção de culto como Buffy, the Vampire Slayer e Firefly. Em termos de história, penso que não se vai notar muita diferença. Whedon e Vaughan são escritores com um estilo parecido, actual e dinâmico, cheio de referências a elementos da cultura pop. Contemporânea e não só.

Quanto à arte, Ryan é bem distinto de Alphona. Pode-se dizer que Ryan está mais perto do estilo mais comum dos comics de super-heróis, algo que Alphona não tinha e que de algum modo ajudou este titulo a ganhar alguma notoriedade e aprovação da critica. Algo que também não joga muito a seu favor, é o facto de ser habitual o recurso a fill-in artists. Pelo menos isso já aconteceu em New Excalibur, um titulo que ainda só vai na dezena de números. Consistência na escrita e arte é algo que ajuda a cimentar relações entre um titulo e o seu público alvo.

Seja como for, a saída dos criadores iniciais da série - Vaughan e Alphona - seria sempre algo dificil de contornar. Com Whedon como timoneiro pode ser que a série ainda se aguente bem, e a arte de Michael Ryan é juvenil que baste para se adequar a estas personagens. Não é o Stefano Caselli, é certo, mas podia ser muito pior.

New Excalibur - Michael Ryan
Runaways - Adrian Alphona

September 12, 2006

Stefano Caselli

Stefano Caselli nasceu em Roma, e depois de ter frequentado a "Scuola Romana dei Fumetti" - Escola Romana de BD (por assim dizer) - começa por mostrar-se ao mundo através de pequenas histórias na revista Playboy Italia, e como artista de storyboards de publicidade.

Já trabalhou para a Marvel como fill-in artist, e colaborou com Marv Wolfman no titulo Defex, da editora Devil's Due. Neste momento, podemos ver a sua arte na mini-série Young Avengers & Runaways, integrada no mega-evento Civil War que a Marvel está a publicar.

Normalmente estes titulos satélite de grandes eventos são atribuidos a artistas a atirar para o mediocre. Mas felizmente, não é este o caso. Foi uma boa surpresa ver a arte de Caselli neste titulo, e era muito bom vê-lo continuar a trabalhar para a Marvel, em Young Avengers ou Runaways, por exemplo.

Quem sabe não seja ele o artista que irá substituir Adrian Alphona em Runaways, uma vez que este e Brian K Vaughan já anunciaram que iam deixar este titulo, no número 24 do segundo volume desta série.