April 13, 2006

À espera da Civil War...

Antes que me acusem de só ler DC, aqui ficam alguns comentários a coisas que tenho lido da Marvel. É um facto que o Decimation tem vindo a esmorecer...e neste momento estou ansioso pela Civil War, para agitar um bocado as coisas. Mas ainda vai havendo uns quantos arcos interessantes nalguns titulos.

Daredevil #82 - Bendis e Maleev já eram. Deixaram sem duvida a sua marca neste titulo, nem que não seja por terem exposto a identidade secreta do Daredevil e feito várias histórias que lidavam com as consequências de tal revelação. Eu gostei do seu trabalho, mas a verdade é que já andava um bocado cansado de tanto diálogo, e da arte do Maleev. Agora com a nova equipa criativa, Ed Brubaker e Michael Lark, o feeling de história pulp de crime mantém-se, mas o Brubaker enrola menos que o Bendis, tornando a história mais dinamica e agradável de acompanhar. Por outras palavras, acontecem mais coisas num número escrito por Brubaker do que em 4 escritos por Bendis. Em termos de arte, Maleev e Lark são parecidos, o que acaba por ser bom para manter a tonalidade sombria deste titulo. Ainda assim, gosto mais de Lark do que de Maleev. Nesta primeira história, Matt Murdock está preso enquanto aguarda julgamento, e está a ser equacionada a possibilidade de o porem na mesma ala em que se encontram tantos e tantos criminosos que ele ajudou a prender enquanto Daredevil. Só isto chegava para tornar a história interessante, mas Brubaker recorre a mais um trunfo: uma personagem bem conhecida morre.

Astonishing X-Men #13 - O regresso de Joss Whedon e John Cassaday. Depois dos excelentes 12 primeiros números desta série e de um intervalo bastante prolongado, Whedon e Cassaday estão de volta para mais histórias de intriga, traição e acção, naquele que eu considero o titulo X que mais respeito tem pela personalidade e passado das personagens mutantes que usa. Neste novo arco, iremos assistir ao regresso do Hellfire Club, com nova formação.





Ultimates Vol2 #10 - Ultimates disassembled :) Uma nova equipa, os Liberators, está a dizimar a equipa dos Ultimates. A unica coisa que falta para tornar esta história épica é um combate entre equipas. Mas os Liberators foram mais espertos, e foram apanhando separadamente cada um dos heróis de Ultimates. Ah, e como custa ter um traidor na equipa... Millar e Hitch continuam a dar cartas no melhor titulo da linha Ultimate, mas ainda assim acho que se começa a notar alguma ... falta de idéias.





X-Men Deadly Genesis - Então não é que houve uma outra equipa de X-Men entre a original e a introduzida no Giant Size X-Men ? Quem eram ? Qual foi o seu aparentemente fatal destino ? E porque é que este tipo de revelações do passado obscuro do Xavier aparecem sempre em alturas em que este não está presente para se defender ? :) Boa arte, revelações chocantes, e boa interacção entre personagens.






Captain America - E lá está o Brubaker outra vez. Depois da emotiva história do Winter Soldier, Brubaker foi buscar agora dois vilões de segunda categoria da galeria de inimigos do Captain America para brincar um pouco ao Natural Born Killers. Crossbones e Sin, a filha do Red Skull, andam numa road trip a matar tudo o que lhes aparece à frente.

April 12, 2006

2º Festival Internacional de BD de Beja


Decorre entre 8 e 29 de Abril a 2ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.
O Festival conta com exposições de autores nacionais e estrangeiros, como Carlos Pacheco (Espanha), Daniel Maia (Portugal), George Pratt (E.U.A.), Lourenço Mutarelli (Brasil), entre outros.

O programa inclui conferências, sessões de autógrafos, lançamentos, concertos, exibição de filmes, workshops, etc.

Podem saber tudo sobre este festival no seu site oficial.

April 11, 2006

One Year Later...

"One Year Later" é o mais recente tema de fundo a correr o universo DC. Vários titulos da DC estão a sair já com este "carimbo" na capa, e a idéia é contar histórias que se passam Um Ano Depois dos acontecimentos de Infinite Crisis.

Não é um recontar de origens. Não é um mega crossover a atravessar o universo DC como foi/é Infinite Crisis. Antes pelo contrário, parece ser uma rampa de lançamento para boas novas histórias, sem grandes interligações entre titulos, excepto onde apropriado. O facto de se ter passado um ano sem saber o que aconteceu a estas personagens, é bem aproveitado de modo a fornecer um bom jumping on point para quem queira ler estas histórias, sem ter de se preocupar com o que aconteceu antes.

Claro que a DC pretende capitalizar contando o que se passou nesse ano, preenchendo a lacuna entre Infinite Crisis e One Year Later com uma maxi-serie chamada "52". Tudo bem. Quem quiser saber tudo, tem aí a sua oportunidade. Mas depois da confusão que foi/está a ser Infinite Crisis, One Year Later traz de volta uma simplicidade às histórias das personagens principais da DC da qual eu já tinha saudades. A DC parece tentar simplificar o seu universo com One Year Later. É um "back to basics" que a meu ver está a ser atingido com sucesso.
Aqui ficam os meus comentários a alguns dos titulos que já sairam sob a temática One Year Later...



Detective Comics #817 e Batman #651 - É um dos exemplos onde é apropriado juntar titulos para simplificar o papel da personagem Batman em One Year Later. Os dois titulos principais do morcego irão ver uma história de 8 partes - Face the Face - onde podemos assistir ao regresso do Batman a Gotham, depois de um ano ausente. Escrito por James Robinson com arte de Leonard Kirk (Detective Comics) e Don Kramer (Batman), esta história traz também de volta uma personagem carismática do universo Batman: o comissário James Gordon. Nos primeiros números podemos perceber que alguém anda a eliminar personagens da galeria de vilões do Batman. Ok, as vitimas não são nenhum Joker nem Pinguin, para já, mas pode-se perceber que há um serial-batvillain-killer à solta.É bom ver alguma consistência na escrita entre estes dois titulos, e mesmo a nivel de arte, está bastante bom. Há já algum tempo que não me interessava tanto por uma história do Batman.



Robin #148 - Um ano mais tarde...Robin encontra-se a lutar com um oponente que lhe está a levar a melhor. Ofuscado por uma luz forte, Robin consegue acertar no seu inimigo, e aparentemente de um modo fatal, pois este jaz morto no chão à sua frente quando Robin recupera a visão. Qual não é o espanto quando Robin consegue ver que estava a lutar com a ... Batgirl? Assim começa uma história em que Robin é tramado e acusado de homicidio, escrita por Adam Beechen (Justice League Unlimited), com desenhos de Karl Kerschl (Action Comics), a nova equipa criativa deste titulo. Na capa (de Ed McGuiness), podemos ver outra novidade do titulo: o novo uniforme de Robin. Bom ritmo, história interessante e que promete vir a consagrar a personagem Tim Drake como um digno sucessor do titulo de World's Greatest Detective que o Batman detém.



Nightwing #118 - E do novo Robin, para o Robin original. Um ano mais tarde, Dick Grayson encontra-se em Nova Iorque. É na Big Apple também que um vigilante de nome Nightwing luta contra o crime, de um modo bastante violento por sinal, chegando a matar alguns criminosos. Mas será que este Nightwing é o nosso conhecido ex-parceiro do Batman, ou será outro sujeito a querer tomar o seu lugar? Quem sabe, até é um outro ex-parceiro do Batman, um tal Jason Todd... Bruce Jones escreve, Joe Dodd desenha.






Superman #650 - Tal como em Detective Comics e Batman, os titulos Superman (ex-Adventures of Superman) e Action Comics também vão ter uma história em 8 partes (Up, Up and Away), onde iremos ser reapresentados ao Superman. Geoff Johns e Kurt Busiek são responsáveis por esta história, que tem desenhos de Pete Woods. Um ano após Infinite Crisis, vemos Clark Kent a funcionar a 100% como reporter, e a ter sucesso nessa função. Será que já não há Superman? E agora, quem vai lutar contra os supervilões que assolam Metropolis?






Green Arrow #60 - A nova fase do Green Arrow é desenhada por um novo artista neste titulo, Scott McDaniel. Na escrita continua Judd Winick, que nos irá contar as aventuras do novo mayor de Star City: Ollie Queen. Presidente da Câmara de dia, vigilante à noite. Qualquer semelhança com algum concelho portugues é pura coincidência :)









JSA #83 - E enquanto não chega a nova JLA, vou-me entretendo com a JSA, a equipa que junta várias gerações de heróis. Há já algum tempo que queria ler alguma coisa desta equipa - desde o especial JLA/JSA: Virtue and Vice, desenhado por Carlos Pacheco. Mas até agora não tinha encontrado uma boa altura, com arte que me agradasse, para me juntar à festa. Isso mudou com One Year Later, que traz para este titulo o artista Rags Morales (Identity Crisis). O argumentista é Paul Levitz, um criador habituado à JSA.