March 22, 2006

Ramos ao Sol

Mesmo quem não goste da arte de Humberto Ramos, tem de admirar o seu profissionalismo e vontade de fazer experiências com o seu estilo. Depois da mini-série Revelations, em que apresentou um estilo de arte bem diferente do seu habitual, e ter sido anunciado como o novo artista do titulo Wolverine da Marvel, a nova aventura deste jovem autor consiste no lançamento de uma nova série de albuns para a editora francesa Soleil. Com este trabalho, Ramos passa assim a estar também presente na BD franco-belga. O primeiro album sairá em Março deste ano, em França.


"K" é escrito por Hicks Crisse, desenhado por Humberto Ramos e arte-finalizado por Carlos Cuevas, que também trabalha com o autor em Wolverine. A cor está entregue a Leonardo Olea. Irá sair um album por ano, durante 3 anos.

Quem sabe isto não venha a ser um incentivo para que este autor seja convidado a um dos próximos eventos de Banda Desenhada do nosso país... Era bem bom.

Tal como Humberto Ramos, também outros autores de comics americanos têm trabalhos agendados para a editora francesa. Podem saber mais sobre estes aqui :

Newsarama - Comics From France: Looking At Soleil

March 17, 2006

2ª Grande Mostra de Jogos de Estratégia do Seixal

Aqui fica um aviso para o pessoal que gosta de ver personagens dos Comics em outros ambientes, nomeadamente em jogos de estratégia.

--
2.ª Grande Mostra de Jogos de Estratégia do Seixal
25 de Março (sábado) 14.00h às 20.00h
Independente Futebol Clube Torrense

Demonstrações: “Magic: The Gathering”, “Senhor dos Anéis”, “Yu-Gi-Oh”, “Pokemon”, “Duel Masters”, “Heroclix”.

Uma tarde dedicada aos jogos de estratégia. De um lado, pode assistir-se à demonstração de vários jogos de cartas, de tabuleiro e miniaturas, enquanto que os mais experientes estão convidados a participar nos torneios, disputando um prémio final.
A 2.ª Grande Mostra de Jogos de Estratégia está aberta à participação de todos. E para quem não domina ainda as técnicas, há pessoal especializado e experiente pronto a ajudar.
--

Mais informações em
http://www.cm-seixal.pt/mj2006/+marco_jovem/jogos_estrategia.html
http://projectoficcoes.no-ip.com/

Na secção Agenda do site dos organizadores do evento, Projecto Ficções, encontra-se um formulário para quem estiver interessado em pré-inscrever-se nos torneios.

March 7, 2006

Blog Chain


Há um par de semanas atrás, o blog Notas B.D.filas lançou-me um desafio que pelos vistos tem andado a correr blogs. Em traços simples, o que se pretende é que o dono de cada blog revele 5 traços da sua personalidade, e passe a bola a outros blogs que conheça. Gostei da idéia, e com algum atraso, aqui ficam então 5 traços da minha personalidade de leitor de Comics.

1) Prefiro comics a TPBs. Eu sei que os TPBs ficam melhor na prateleira, são mais fáceis de arrumar, as histórias são quase sempre completas e, por isso, mais interessantes de ler de uma assentada. Mas não sei porque adoro o formato comic de 22 páginas. Talvez por ser tão prático de ler. Talvez por ser mais acessível do ponto de vista económico. Acho que se em vez de comprar comics comprasse em TPB tudo o que leio em comic, não comprava nem metade das coisas que leio. Bem sei que fazendo as contas, os TPBs até saem mais baratos. Mas o dinheiro assim sai mais facilmente do bolso. E não tenho de esperar tanto tempo até poder ler as mesmas histórias.

2) No par arte/argumento que compõem um comic, dou sensivelmente mais importância à arte que ao argumento. Isto é um pouco subjectivo - depende do artista, depende da história, depende do argumentista - mas de um modo geral, é para mim mais fácil aguentar uma história que não goste se gostar do artista, do que o contrário.

3) Compro demasiados comics. Não consigo resistir, e muitas vezes arrependo-me à posteriori. Ou porque afinal aquele titulo novo que me despertou tanto interesse acabou por não ser nada de especial, ou porque me deixei enganar pelas técnicas de crossover das editoras que espalham histórias por diversos titulos,... Enfim. Tenho tentado controlar o impeto de comprar mais e mais comics, até porque cada vez tenho mais problemas de espaço, mas há tanta coisa que gosto a ser publicada que às vezes é dificil. Onde vou guardar tanto comic ?

4) Sou mais adepto da corrente mainstream dos comics americanos, do que da corrente independente. Isto apesar de ler regularmente alguns titulos que considero pouco mainstream, normalmente da editora Vertigo. As histórias de super-heróis conseguem ser mais do que um grupo de tipos vestidos em spandex a dar porrada num grupo antagonista cujo principal objectivo é conquistar o mundo. O comic ideal, para mim, tem um bom argumentista a contar uma história interessante com personagens com as quais cresci, em que consiga identificar claramente essas personagens pelo modo como falam e agem, desenhado por um tipo que tenha em atenção o detalhe dos backgrounds, que saiba exprimir emoções nas caras das personagens em situações dramáticas, e muito dinamismo nas sequências de acção.

5) Detesto vacas sagradas. Chateia-me que existam autores que de algum modo tenham atingido um tal estatuto de invulnerabilidade que obriga a que toda a gente tenha de gostar de todos os trabalhos desse autor. Estou a lembrar-me de nomes como Alan Moore, Neil Gaiman e Grant Morrison. Qualquer um destes autores tem trabalhos que eu gosto, mas por vezes a aura quasi-religiosa com que os seus fãs os tratam faz com que acabe por me dar vontade de não prestar tanta atenção ao seu trabalho, ou mesmo de não gostar. De propósito. Apenas para manter algum equilibrio de opiniões.

E mais havia a dizer, mas 5 é mais do que suficiente, acho.
Sendo assim, passo a bola aos seguintes Blogs, que são livres de dar seguimento ou não, claro. Esta não é uma daquelas correntes que promovem acontecimentos desagradáveis a quem não a siga. :)

Bloguimia

Ritmos Presos

Mundo Fantasma