February 16, 2006

David Finch em Spider-man Unlimited #14

A imagem acima é nem mais nem menos que a primeira página da história "Without a Trace", de C.B.Cebulski, que irá ser publicada em Spider-man Unlimited #14. Normalmente fujo dos titulos Unlimited, porque nem as histórias são significativas para as personagens, nem os artistas costumam ser do meu agrado. Mas desta vez não vou conseguir resistir. David Finch está em grande forma, como se pode ver na imagem. É este o meu tipo de arte preferido nos comics: detalhado, com planos ousados, backgrounds grandiosos, e muito movimento. Para já, este Spider-man Unlimited vai ser um bom aperitivo, enquanto não chegar cá a nova série de Moon Knight, que este artista irá desenhar.

Podem ver mais páginas de preview deste título nos sítios do costume, como por exemplo aqui.

February 14, 2006

Wondercon 2006


No fim de semana passado teve lugar mais uma Wondercon, em San Francisco. Aqui ficam alguns comentários a novidades e curiosidades que aconteceram por lá. Infelizmente, desta vez só sei o que se passou pela net :-( , mas é melhor que nada.

Frank Miller anunciou que já arte-finalizou 120 páginas de uma graphic novel original de 200 páginas do Batman, chamada "Holy Terror, Batman!". Segundo palavras do autor, o livro é nem mais nem menos que "uma peça de propaganda na qual o Batman dá uma abada à al-Qaeda". "O Superman deu um murro ao Hitler, assim como o Captain America," disse Miller. "Parece um bocado parvo o Batman andar atrás do Riddler, quando existe a al-Qaeda." A ver vamos se esta graphic novel não vai trazer problemas ao autor. Espero que não, mas nos tempos que correm, nunca se sabe.

Grant Morrison e Jim Lee vão colaborar numa nova série bi-mensal de Wildcats, que terá inicio em Agosto. Com Wildcats, Morrison disse que irá procurar contar histórias adultas de superheróis. Não necessariamente com conteúdos adultos explicitos, mas sim com idéias e motivações adultas. Também disse que tem intenção de recuperar algum do exibicionismo excessivo da Image dos anos 90. Disse que quer ver gente bonita a fazer coisas espantosas. Estou curioso de ver a reacção dos fãs de Morrison a esta tendência, e se de repente a Image dos anos 90 vai deixar de ter a conotação acentuadamente negativa que é costume ver esses fãs expressarem.

Para além de Wildcats, Grant Morrison irá também tomar conta de outro grupo da Wildstorm: The Authority. Nesta nova série, também bi-mensal que irá começar em Setembro, Morrison irá contar com a arte de Gene Ha, um artista que tanto quanto sei será mais "simpático" para os apreciadores de Morrison que o Jim Lee. Eu gosto muito de ambos, pelo que não me posso mesmo queixar. Os planos de Morrison para Authority consistem em devolver ao grupo o papel de potencia que parece ter vindo a perder.

Gen13 regressa em Setembro, com Gail Simone e Talent Caldwell. Segundo o editor Scott Dunbier, Simone trata muito bem personagens adolescentes, e traz à série muito sentido de humor. Mas ele também não ia dizer o contrário, certo ? Esta nova fase da vida do grupo de adolescentes mais conhecido da Wildstorm será desenhada pelo Talent Caldwell, o artista cujo estilo se confunde facilmente com o de Michael Turner.

Grant Morrison foi anunciado como o próximo argumentista do titulo Batman, depois da história de 8 partes que James Robinson irá contar em Batman e Detective Comics, com inicio em Março. Rumores apontam para um dos irmãos Kubert como o artista que irá acompanhar Morrison. Este Morrison está em todo o lado.

Brad Meltzer e Ed Benes serão os autores do novo titulo da Justice League of America que irá ser lançado em Agosto. É o regresso do escritor a estas personagens, depois do sucesso que foi a
mini-série Identity Crisis.

"52", a maxi-série de 52 números que se segue a Infinite Crisis, irá reestabelecer o universo DC como um universo coeso, relacionando personagens e eventos. Os artistas desta série serão muitos, mas as principais cabeças por trás de toda a história serão Geoff Johns, Mark Waid, Greg Rucka e Grant Morrison.

Como de costume, a Marvel esteve um pouco apagada nesta Wondercon, pelo menos no que diz respeito a noticias. Para além de anunciarem o contrato de exclusividade de Peter David por 3 anos, pouco mais fizeram que dar a conhecer novas imagens do terceiro filme de X-Men.
500 sortudos ganharam posters do novo filme X-Men: The Last Stand. O poster do filme apresenta Hugh Jackman, Famke Janssen, Halle Berry e Anna Paquin de volta às personagens Wolverine, Phoenix, Storm e Rogue. Mas o grande entusiasmo do publico foi para as novas personagens do filme, Beast e Angel, representados pelos actores Kelsey Grammer e Ben Foster.

February 9, 2006

Humberto Ramos em Wolverine

Depois de House of M, Logan recuperou totalmente a memória. Mas isso acabou por lhe trazer mais perguntas do que respostas, facto que o faz andar agora numa autêntica volta ao mundo (do Japão ao Canadá) à procura de solução para as mesmas. Daniel Way, Javier Saltares e Mark Texeira estão a fazer um bom trabalho em Wolverine, na actual história "Origins & Endings".



Mas pelos vistos só vão fazer essa história, uma vez que a Marvel já anunciou a nova equipa criativa de Wolverine. A partir do #42, Marc Guggenheim será o responsável pelo argumento, enquanto que a arte estará a cargo de Humberto Ramos.

Já falo do Marc. Para já, vamos à arte.

Eu sou mais adepto de arte realista do que de arte cartoony. No entanto, há algo na arte do Humberto Ramos que me agrada muito. Talvez seja o detalhe que ele põe nos cenários. Talvez seja a composição e storytelling das páginas. Talvez seja o "mood" que ele consegue transmitir nas personagens, mesmo com os exageros anatomicos tipicos de uma arte mais próxima do cartoon. Ou talvez seja tudo isto à mistura. Seja como for, gosto muito da arte do Humberto Ramos, e sei que vou já ficar a contar os meses até chegar cá o primeiro número feito por esta equipa. Por enquanto, posso satisfazer a curiosidade do que aí vem no site da Newsarama, onde está uma entrevista ao Guggenheim muito bem acompanhada de algumas páginas do Ramos.

Não me lembro de já ter visto alguma vez o Humberto Ramos a desenhar o Wolverine. Pelos previews, parece-me que o estilo do Humberto Ramos irá ser parecido ao que Jeff Matsuda usou há anos atrás, neste mesmo titulo. Mas com a vantagem de Ramos ser muito mais completo que Matsuda, pelo menos no que diz respeito a backgrounds. A ver vamos que tal se vai dar com esta personagem. De uma coisa tenho a certeza: olhos maiores ou menores, maxilares exagerados ou não, o Wolverine de Humberto Ramos irá concerteza ser uma "force of nature" a respeitar.

Quanto ao argumento, tanto quanto sei a primeira storyline irá coincidir com a Civil War da Marvel, pelo que deve estar de algum modo relacionado. O argumentista, Marc Guggenheim, já fez alguns pequenos trabalhos na área dos comics, em Aquaman e Punisher. Mas é mais conhecido como argumentista de séries de TV como "The Practice" e "Law & Order", ambas passadas num mundo que lhe é familiar, uma vez que ele próprio é advogado. Colaborou também com a Microsoft no script do jogo "Perfect Dark Zero", para a Xbox 360.

February 3, 2006

Morreu Seth Fisher

Soube hoje que Seth Fisher, autor americano residente no Japão, ao que parece morreu vítima de uma queda de sete andares, ao cair do terraço de um clube em Osaka, Japão.

Autor de comics como Vertigo Pop Tokyo, Green Lantern: Willworld e Flash: Time Flies, Fisher conquistou a todos os que o conheceram no FIBDA de 2004 com a sua simpatia e excentricidade. Eu fui um dos sortudos que teve oportunidade de o conhecer por alguns minutos, durante um workshop que Fisher deu no FIBDA, e apesar da brevidade do workshop, posso dizer que aprendi bastante com ele.

Nestas alturas, tudo que possa dizer vai soar a lugar comum. Mas não consigo deixar de expressar o choque e "estranheza" que sinto de cada vez que alguém novo, com tanto para dar, perde assim a vida de um momento para o outro, de um modo tão trágico. Nestes momentos sentimos o quão frágil a vida humana é.

Podem encontrar mais informações no site da Newsarama.